Parabéns ao MEC, a redação do ENEM é um evento maravilhoso

Parabéns ao MEC, a redação do ENEM é um evento maravilhoso

A redação solicitada no exame do ENEM [1] no dia de hoje marca um momento extraordinário na luta pela inclusão escolar.
"Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" deveria ser algo fácil se o tema inclusão fosse rotina obrigatória em nossas escolas. Temos no Lions Clube de Curitiba Batel [2] lutado para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão [3], LBI, e lamentavelmente sentimos dificuldades que não deveriam existir.
A inclusão é essencial quando as escolas especiais são fechadas por falta de recursos e inclusão das pessoas com deficiência nas escolas tornou-se obrigatória quando necessária.
O tema LBI é rarefeito, pouco apresentado, talvez porque a própria mídia comercial deveria ir muito além daquele quadrinho dizendo em LIBRAS [4] alguma coisa no início de certos programas.
O ENEM deste ano mostra a cursinhos e professores regulares a importância da LBI e o debate, ensino e inclusão da PcD [5].
No Brasil temos leis que são extremamente severas, como, por exemplo, as leis fiscais e outras aplicadas, exigidas com debilidade, lembrando aquelas que procuram transformar o Brasil em sociedade universal, acessível, inclusiva, séria, humana.
Notamos até em conversa com inúmeros amigos que a percepção das dificuldades de compreensão das dificuldades e direitos das pessoas idosas, com deficiência, carentes de atenção especial é tema que não apreciam. Para quê?
O amor ao próximo e a consciência de que todos poderão perder potencial sensorial, motor, intelectual e uma combinação variada dessas características perde-se no entusiasmo por outras questões apaixonantes e alienantes.
O MEC deu passo de gigante, vamos ver como a sociedade reagirá a esse desafio.

Cascaes
5 de novembro de 2017

[1]
“Minstério da Educação - MEC,” [Online]. Available: http://www.mec.gov.br/.
[2]
“Lions Clube Curitiba Batel,” [Online]. Available: http://www.lions.org.br/lionsbatel/index.php.
[3]
“Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência,” [Online]. Available: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. [Acesso em 5 11 2017].
[4]
“Legislação Federal LIBRAS,” [Online]. Available: http://comissao-de-acessibilidade.blogspot.com.br/2015/09/legislacao-federal-libras.html.
[5]
“O que Significa PcD?,” Portal Educação, 5 11 2017. [Online]. Available: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/o-que-significa-pcd/61686.






Comentários